Por que investir
no nosso sistema
de franquias?
Como a
Cultura Inglesa está
inserida no mercado?
O que a
Cultura Inglesa oferece
para os franqueados?
São inúmeros os diferenciais. Além da qualidade do ensino e dos professores, e da excelente reputação em todos os territórios onde atua, a Cultura Inglesa investe na constante inovação tecnológica aplicada à educação, em materiais didáticos de alta qualidade e possui altos índices de satisfação dos alunos.
Outro ponto forte para os franqueados é que a Cultura Inglesa, além dos cursos de inglês, oferece viagens de intercâmbio e é Centro Autorizado para realização dos exames oferecidos por Cambridge English Language Assessment, cujos certificados são reconhecidos internacionalmente como comprovação de domínio do idioma.
A Cultura Inglesa tem mais de 80 anos de tradição e opera, atualmente, com uma rede de 72 unidades que atende cerca de 62 mil alunos. A instituição é líder de mercado no Rio de Janeiro e uma das maiores no ramo de ensino de idiomas nos demais estados onde está presente. O sistema de franquias iniciou em outubro de 2012, com unidades em Resende e Volta Redonda (RJ). Em março de 2015, Anápolis (GO), Maricá, na região litorânea do RJ, e Novo Hamburgo (RS) iniciaram suas operações.
A expansão continua e, até 2016, está prevista a abertura de cerca de 19 novas franquias, tanto no estado do RJ, como nas demais áreas de atuação da Cultura Inglesa: Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Rio Grande do Sul e Tocantins. Com o crescimento do sistema de franquias, a Cultura Inglesa pretende não só preservar, como consolidar e também expandir a percepção de qualidade e seriedade com seu público.
Todo conhecimento técnico e capacidade de gestão utilizada na própria operação da Cultura são disponibilizados aos franqueados.
O franqueado ficará responsável pela montagem e administração da unidade e a Cultura Inglesa oferecerá os seguintes serviços:
» Suporte na gestão da marca;
» Padronização de processos;
» Treinamento das unidades conveniadas;
» Atividades relacionadas à inteligência de mercado, como localização do ponto e informações de mercado, entre outras.
O posicionamento das franquias será por diferenciação, por meio da alta qualidade de seus cursos e materiais, pelo quadro de professores bem treinados e também pelo uso da tecnologia no processo de ensino-aprendizagem – abordagem compatível com o que é verificado nas filiais já existentes da Cultura Inglesa.
Qual a área mínima necessária para instalação de uma franquia?
A área mínima é de 200m² e é avaliada pela franqueadora de acordo com o potencial de cada local.
Quais regiões estão disponíveis para a abertura de franquias?
As franquias podem ser abertas nos estados do RJ, ES, GO, RS, TO e no DF, que são áreas de atuação da Cultura Inglesa S/A. As informações sobre as Culturas Inglesas de outras localidades podem ser obtidas através do site www.abci.com.br.
Qual o valor total do investimento?
A partir de R$ 395.000,00, dependendo de variáveis como tamanho da unidade, custo de obra civil, entre outros fatores.
Qual o valor da taxa de franquia?
O valor da taxa de franquia é de R$ 45.000,00.
Quais são os passos do processo de seleção?
1. Preenchimento da ficha de pré-qualificação
2. Apresentação do modelo de negócio pela franqueadora
3. Análise da documentação do candidato
4. Assinatura do pré-contrato
5. Seleção do ponto comercial
6. Avaliação de viabilidade do ponto comercial
7. Assinatura do contrato
O projeto arquitetônico é feito pela Cultura Inglesa?
Não. O franqueado deverá contratar um arquiteto para elaborar o projeto de acordo com o memorial descritivo e projeto padrão fornecidos pela Cultura Inglesa. A franqueadora deverá aprovar o projeto apresentado antes do início da sua execução.
Os fornecedores de mobiliário e equipamentos são todos indicados pela Cultura Inglesa?
Não. A franqueadora tem uma lista de fornecedores homologados. Caso o fornecedor não esteja indicado como “obrigatório” nesta lista, o franqueado poderá escolher outro fornecedor de sua preferência. O franqueado deverá sempre observar os padrões de qualidade estabelecidos pela Cultura Inglesa para mobiliário e equipamentos.
Quantos funcionários são necessários para iniciar a operação da franquia?
Na abertura da unidade são necessários 1 gerente, 1 coordenador pedagógico, pelo menos 2 secretários(as) e um zelador. O número de professores dependerá do número de alunos e turmas no início da operação. Geralmente a operação inicia com o mínimo de 4 professores.
Como é feita a seleção e treinamento dos professores?
O coordenador pedagógico da unidade receberá da franqueadora todo o treinamento da área acadêmica e as ferramentas (provas, vídeos, etc.) para seleção e treinamento dos professores. A responsabilidade pela seleção e treinamento dos professores é do coordenador pedagógico da franquia. O coordenador atua como um multiplicador dos treinamentos acadêmicos.
Qual o modelo de treinamento dos funcionários administrativos?
O franqueado / gestor da unidade recebe o treinamento da franqueadora e é responsável pela multiplicação do mesmo para os funcionários administrativos.
Como é feita a venda de material didático para o aluno?
O franqueado compra o material da franqueadora e realiza a venda para o aluno. É vedado ao franqueado obter lucro com a venda do material didático.
A franqueadora recebe alguma participação da receita de mensalidades da franquia?
Não. A receita de mensalidades é do franqueado. São recolhidos 2% do faturamento bruto para o fundo de marketing.
Há auxílio na escolha do ponto comercial?
Sim. A franqueadora realiza estudos de geomarketing e fornece sugestões para localização da nova unidade. É responsabilidade do franqueado buscar o ponto comercial e submete-lo à aprovação da franqueadora.
Existe um sistema para a gestão da unidade (software)?
Sim. Existe um sistema terceirizado de gestão administrativa e acadêmica da unidade que permite o registro de alunos, emissão de relatórios (financeiro, inadimplência, controle de notas e frequência), entre outras funcionalidades.
Existe exclusividade de território?
Sim. A exclusividade é concedida no raio de 1Km da localização da unidade. O franqueado tem direito de preferência para abertura de uma nova unidade em seu território de atuação.
Existe cobrança de taxa de fundo de Marketing?
Sim. O franqueado contribui mensalmente com 2% (dois por cento) do faturamento bruto da unidade. Todo o valor do fundo de Marketing é revertido em ações em prol das unidades franqueadas.
A taxa de franquia pode ser parcelada?
Sim. A taxa é paga em duas parcelas iguais, sendo a primeira na data de assinatura do Pré-contrato de Franquia e a segunda parcela deve ser quitada na assinatura do Contrato de Franquia.
Qual o prazo de inauguração da franquia após a assinatura do contrato?
A unidade deve estar pronta pelo menos 30 dias antes do início das aulas. Durante o período de obras, o atendimento é realizado em uma secretaria provisória.